terça-feira, 28 de outubro de 2008

MÃE DE FILIPI PEDE OPORTUNIDADE AO SEU FILHO PESSOA COM autismo QUE INFELIZMENTE SÃO PESSOAS EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE



www.arteautismo.com

Date: Mon, 27 Oct 2008 12:36:05 -0200
From: raimungm@ig.com.br
To: valdirtimoteo@hotmail.com

Oi Valdir tudo bem?
Seu blog é muito bom e a inclusão é uma coisa que estamos muito distante diria quase impossível para um autista.
Queria te fazer um pedido. Se voce poderia divulgar o currículo de Filipe que estou te enviando , num post sobre a inclusão de autistas. Porque a inclusão deles , eles só pensam na escola e no trabalho.
Se voce puder ajudar te agradeço de todo coração.
Grande abraço.
Ray
Ps. este currículo esta no blog do meu site
Caro Empresário.
Este é um currículo muito especial. Não é igual ao que o Senhor está acostumado a receber.Quem te envia o currículo é a mãe do suposto interessado . Não tenho currículo dele com os itens desejados. Tenho uma galeria de pinturas. Pois ele é um pintor.
É alfabetizado, não sei que nível ele se classificaria neste quesito da escolaridade, já que aprendeu a ler sozinho com três anos. Ele não pode ir sozinho para sua empresa. Terei eu que acompanhá-lo. Mas terá capacidade de criar algo com sua arte para sua empresa, após seu pedido para fazê-lo.

Ele é cooperativo. E pode fazer várias criações .Como as cores do catálogo de sua empresa, pois possui uma técnica desenvolvida por ele muito diferenciada. Ele vai desenhando bolinhas coloridas, formando um desenho abstrato que se assemelha a nuvens no céu. Dependendo do estado interior dele., elas podem ser azuis, vermelhas ou escuras. Fiquei impressionada com o talento dele que fiz até um site mostrando suas pinturas, www.arteautismo.com Esta pintura nasceu do seu inconsciente e fala com suas cores e traços. Se o Sr. quiser ele também poderá desenhar , com traços incomuns, flores , bichos e pessoas. Não é um desenho acadêmico , mas garanto que é bem personalizado, tipo Art Brut.

Ou seja , Filipe tem arte própria , sem influências.

Filipe não pode pedir este emprego, não pode chegar a vós e dizer._ Me ajudem me dando um emprego. Porque Filipe é um autista . O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que afeta mais meninos do que meninas. Quem pede por ele , sou eu sua mãe , que acredita que vendo-o empregado , ele poderá melhorar ainda mais , vendo que seu traço está presente em algo real. Pedir um emprego para Filipe é pedir um remédio para que saia do silêncio e que ele fale com sua arte mais e mais. E efetivamente vendo-a ter um espaço entre as pessoas. Pedir um emprego para Filipe , é um devaneio de uma mãe.Que acredita na reintregação do individuo pelo trabalho. Porque preciso ajudar meu filho sem poupar nenhum esforço. Se Senhor lhe der este emprego, estará também ajudando outros pais a acreditarem que seus filhos são capazes de exercer um ofício. E acredite , os autistas são muito inteligentes e têm muita coisa para nos ensinar. Portanto Sr. Empresário este é o único currículo que posso mandar do meu filho Filipe Gonçalves Vieira Melo que tem vinte e quatro anos. Mas eu o mando com muitas esperanças e muito orgulho e sem nenhuma lamentação!

Grata.

Ray

2 comentários:

  1. Valdir Timoteo,
    te agradeço de coração a sua disposição e solidariedade em ajudar Filipe , publicando aqui um currículo diferente e especial como o dele.
    Sei que voce entendeu também que este pedido é também para todos os nossos autistas, que precisam ter oportunidade de trabalho para que tenham mais saúde mental e qualidade de vida. Não podemos fechar os olhos para nossa população de autistas que precisam ter seu lugar na sociedade. Dar um emprego para um autista é entender um jeito diferente de ser.E romper as barreiras da exclusão. Toda escola especializada , já deveria ter no seu curriculo, um projeto de trabalho para este aluno autista, pensando em sua idade adulta. Precisamos olhar com mais respeito e dignidade ,para os autistas
    Valdir, voce é um homem que consegue ter este olhar. Um olhar que dá dignidade para os autistas.
    Muito obrigada por me deixar participar de um blog tão lindo e humano como seu!
    Um forte abraço para voce , meu e de Filipe.
    Ray

    ResponderExcluir
  2. Ray você sim que é uma pessoa muito especial, eu te agradeço por sua luta em busca de dignificar a pessoa humana, são pessoas iguais a você que mudarão o mundo para melhor, nunca abaixe a cabeça minha grande guerreira, pois o mundo precisa muito de você.

    conte sempre com esses amigos e amigas aqui do Movimento Inclusão Já.

    um grande abraço
    Valdir Timóteo

    ResponderExcluir